Matrículas abertas para doze cursos UNA-SUS

Atualizado: Fev 28

  1. Ofertados pelo Ministério da Saúde, por meio da plataforma UNA-SUS, os cursos abordam desde sarampo, hanseníase, influenza, TB-HIV, dengue e seis diferentes temáticas sobre a saúde do idoso📷O ano mal começou e janeiro pareceu eterno! (Sim, nós também sentimos!) De todo modo, ainda há bastante tempo para adquirir novos conhecimentos até a hora da verdadeira e grande virada do ano brasileiro: o Carnaval! São doze cursos totalmente gratuitos, online e autoinstrucionais cujas matrículas estarão abertas até 26 de junho, tendo até 26 de julho para finalizar todas as atividades e então receber o certificado de conclusão.

Mas para que deixar para amanhã o que podemos fazer hoje? Entre o trabalho, o planejamento anual e aquele bloquinho de rua pré-carnavalesco, é possível realizar cursos de 6h, 8h, 10h, 12h, 16h, 30h, 45h e até 60h.

Se dividirmos o tempo do curso de Influenza, que tem duração de 6h, em 25 dias, temos menos de 15 minutos de estudo por dia! Ou o curso de Dengue, com duração de 10h, que consumiria apenas 24 minutos por dia até a terça-feira de carnaval. Ótimo para quem anda com a agenda cheia, mas não quer perder a oportunidade de aprender mais e rever assuntos. Tudo de um jeito leve e didático. Vale lembrar também que doenças como a Dengue costumam sofrer aumento na incidência nesta época do ano e é importante estar preparado para atender a população.

Para quem tem um pouco mais de tempo livre, uma boa opção é investir em cursos como o Hanseníase ou Saúde da População Negra, ambos com 45h de duração. Se a dedicação puder ser ainda maior, recomendamos também o curso de Manejo do Sarampo nos serviços de Saúde, com conteúdo extremamente atrativo e duração de 60h.

Não perca tempo e confira as ofertas!

Manejo do Sarampo nos serviços de Saúde

O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar prontamente o caso suspeito de sarampo e conduzir ações de atenção e vigilância de forma integrada e oportuna, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.

Para isso, aborda desde o papel do Serviço de Saúde e do profissional no controle do sarampo, com destaque às medidas de prevenção, diagnóstico laboratorial, notificação de casos e também de possíveis eventos adversos pós-vacinação (EAPV), até o devido atendimento, segundo a condição clínica do paciente e dos protocolos preconizados, sem esquecer das medidas de controle de infecção no serviço de saúde.

Carga-horária: 60h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Saúde da População Negra

Livre para profissionais de qualquer área do conhecimento que se interessem pelo tema, o curso promove o debate sobre o preconceito e racismo institucional, baseado em dados epidemiológicos e informações gerais sobre a população negra, sua cultura e práticas tradicionais de saúde.

A capacitação oferece aos profissionais de saúde de todo o Brasil a oportunidade para refletir e atuar na perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família, visando à melhoria da qualidade de atendimento e à redução das desigualdades, alinhando-se aos princípios do Sistema único de Saúde e da Política Nacional Integral da População Negra.

Carga-horária: 45h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Dengue

A qualificação tem como objetivo familiarizar os profissionais com as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde quanto ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Hanseníase

O objetivo é atuar no preparo dos profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Dessa maneira, o curso ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. É dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica.

Para dinamizar o aprendizado, são utilizados casos clínicos, vídeo-aulas com explicações de especialistas sobre o tema, além de vídeos de apoio com dramatizações que tratam do tema da videoaula. São também utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para que se possa aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.

Carga-horária: 45h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Atualização do Manejo Clínico da Influenza

Voltado para profissionais de saúde que atuam em toda rede assistencial, a oferta tem como objetivo reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

O conteúdo apresenta casos clínicos interativos com vídeos de especialistas comentando o tema abordado. Além disso, o aluno terá acesso a materiais de apoio, como fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória.

Carga-horária: 6h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Manejo da Coinfecção TB-HIV

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata pessoas com HIV/aids. Portanto, é necessário tratar as doenças de forma conjunta. Para isso, o Ministério da Saúde, por meio da plataforma UNA-SUS, lançou esse curso que fornece subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV.

Carga-horária: 60h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Envelhecimento da População Brasileira

O objetivo desse curso é identificar os fatores que influenciam o contexto do envelhecimento da população brasileira. Para isso, o curso conta com quatro temas: envelhecimento da população em números, conceitos relacionados ao envelhecimento, funcionalidade global da saúde, políticas voltadas à população idosa.

Carga-horária: 8h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa

O objetivo desse curso é realizar avaliação multidimensional da pessoa idosa. Para isso, o curso conta com quatro temas: avaliação multidimensional, avaliação clínica, avaliação psicossocial, avaliação funcional.

Carga-horária: 16h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Condições Clínicas e Agravos à Saúde Frequentes em Pessoas Idosas

O objetivo desse curso é abordar integralmente a saúde da pessoa idosa, conhecendo as peculiaridades de certas condições e agravos. Para isso, o curso conta com quatro temas: visão geral da abordagem clínica de pessoas idosas, peculiaridades das manifestações clínicas em pessoas idosas, os gigantes da geriatria, gerenciando o cuidado.

Carga-horária: 16h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa

O objetivo desse curso é mapear a população idosa sob a responsabilidade das equipes de atenção básica, para o planejamento das ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e atenção à saúde. Para isso, o curso conta com quatro temas: mapeamento da população idosa, capacidade funcional da pessoa idosa, planos de ação e cuidado, rede de atendimento e suporte.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Caderneta de saúde da pessoa idosa

Dividido em nove fases, o objetivo do curso é qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica, abordando temas como promoção da saúde, trabalho em equipe, acolhimento, avaliação da capacidade funcional e visitas domiciliares.

Ao acessar cada fase, o estudante acompanha uma história em quadrinhos, com situações-problema, encontrando possíveis soluções nas videoaulas e testando, por fim, os conhecimentos por meio das avaliações formativas.

Carga-horária: 30h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Abordagem familiar e manejo das fragilidades e da rede de apoio

O curso aborda a saúde das pessoas idosas em situação de fragilidade, tendo como foco a participação da família e a mobilização da rede de apoio - formal e informal - para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Para isso, são discutidos temas como a complexidade da atuação das equipes de Atenção Básica, o trabalho em rede e a atuação em contexto domiciliar e comunitário.

Carga-horária: 12h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Para saber mais sobre essas e outras ofertas UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.


Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 18h29Última atualização: 12/02/20 18h29


0 visualização

Rua Antônio Augusto, 103.

Centro - Contagem.

 Telefone: (31) 3353 - 3602

 Whatsapp: (31) 98866 - 3351 

Email: clinicametropolitanaltda@hotmail.com

Preto-Whatsapp-Livre-Transparente-sU4kJN
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Direitos reservados © Clínica Metropolitana